sexta-feira, 29 de junho de 2012

Valor dos alimentos Nutracêuticos


Valor dos alimentos Nutracêuticos
Os nutracêuticos são alimentos, ou parte deles, que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural promovendo a saúde, tratando e prevenindo doenças para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Na verdade, todo alimento natural (aquele que não foi processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional" já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, etc. Porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.
Desde os primórdios da humanidade, tempos em que não existiam laboratórios sintetizadores de fármacos, o homem busca seus alimentos na natureza e aprendeu com os animais (através da observação e da experimentação) a comer aqueles que podem curar as suas doenças. Daí, surgiu a fitoterapia, onde foi utilizada por pagés, magos, alquimistas, padres, terapeutas e médicos. Aliás, a indústria farmacêutica sintetizou as moléculas dos produtos naturais para produção de vários dos seus remédios.
Atualmente a sociedade vem mudando seus hábitos alimentares e é cada vez maior o número de pessoas que optam por uma vida mais saudável por meio da alimentação balanceada. Esse novo hábito alimentar vem sendo acompanhado de verdadeira revolução nas prateleiras dos supermercados. Os consumidores, cada vez mais conscientes e exigentes, querem em suas mesas os alimentos nutracêuticos.
O homem cria e transforma as suas ideias, mas sempre volta as suas origens. Os antigos tinham toda a sabedoria do mundo porque estavam em contato direto com a natureza. Hoje, o chamado “homem civilizado” vive estressado, se alimentando muito mal com uma dieta rica em produtos industrializados; pobres em nutrientes e recheados com conservantes, corantes, emulsificantes, muitas vezes artificiais e agressivos ao organismo. E os agrotóxicos – residuais nos  alimentos agrícolas originários de plantios comerciais de larga escala – estão cada vez mais presentes nos alimentos e prejudiciais à saúde do ser humano.
Existem muitas frentes de produtores agrícolas empenhados em produzirem alimentos orgânicos colocando na mesa dos lares brasileiros produtos naturais e de alta qualidade.
São esses alimentos que sugerimos aos nossos consumidores havidos por uma alimentação saudável.
Dicas de boa alimentação
Existem algumas dicas para uma boa alimentação que são importantes serem observadas:
Água Mineral - A água é uns dos elementos fundamentais para a existência do homem, é um dos principais componentes do organismo, cerca de 60 a 70% do corpo de um adulto, ela participa da composição de todos os líquidos e células, desempenhando funções importantes no metabolismo corporal, por exemplo: dissolvendo e veiculando vários nutrientes fornecidos na alimentação, assim como as toxinas e outros elementos que devam ser eliminados do organismo e regulando a temperatura corpórea, etc. Muitos problemas de saúde estão relacionadas a água: falta do seu consumo em volume adequado ou porque a consumida está contaminada. São doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos (“vermes”) ou por agentes químicos presentes na água, geralmente resultado da poluição.

Sal marinho - substitua o sal refinado pelo sal marinho. Como o Dr. Marcio Bontempo disse: “o sal marinho contém cerca de 84 elementos que são eliminados ou extraídos para a comercialização durante o processo industrial para a produção do sal refinado. Nesse perde-se então muitos micronutrientes, importantes na dieta humana, tais como: enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros. O sal marinho tem cristais maiores que o sal refinado, assim dissolverão mais lentamente exigindo um período um pouco maior para o tempero.
Açúcar Natural - substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural (garapa, melado, rapadura, açúcar mascavo). O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza. No início de século XIX não se ouvia falar em diabetes adquirida, pois, a rapadura, melado, açúcar mascavo e farinha de mandioca eram as fontes naturais de carboidratos.

Arroz Integral - substitua gradualmente o arroz branco pelo integral ou farelo de arroz. O arroz integral é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada farelo. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.
O arroz branco, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional. 
Farelos (de arroz, aveia, soja e trigo) - ricos em fibras. Estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente. Misture com leite, suco, frutas,etc no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão, no jantar, etc. 
Limão - substitua o vinagre por limão. Este condimento é natural e o único processo a que ele foi submetido é o da natureza. O limão contém muitos nutracêuticos valorosos no combate ao colesterol ruim e melhoria da circulação sanguínea; melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável.
Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis (flavonoides) que previnem o câncer e doenças do coração. Tome-o quente, porém, não fervendo. Todo o chá, com o passar do tempo, chá vai fermentando e perdendo as suas qualidades. Assim sugerimos consumi-lo no máximo um dia após ser fervido, desde que conservado refrigerado.
Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) que possuem grandes quantidades de glicosinolatos: nutracêuticos que previnem o câncer.
Consuma frutas cítricas - (ricas em limoneno) que previnem o câncer e fortalecem o sistema imunológico. 
Alho e a cebola - contem alicina e estimulam o sistema imune, são varredores de radicais livres: nutracêuticos que reduzem colesterol e triglicérides. A cebola de melhor qualidade é a vermelha pois contém antocianina na sua composição. 
Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) substitua o leite pelos produtos lácteos. Eles são o pré e próbióticos: nutracêuticos que melhoram a flora intestinal. O kefir (que é o coalho de leite) possui mais de 20 colônias de lactobacilos que auxiliam muito no bom funcionamento do sistema digestivo.
Linhaça – rica em fibras. Contém lignana: nutracêutico que modula o sistema imune, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Adquira linhaça, preferencialmente, em grão: muitas destas farinhas de linhaça industrializadas estão adulteradas por outros tipos de produtos.

Açaí – esta fruta amazônica destaca-se por ser um alimentos que atende a quase todas às necessidades nutricionais do corpo humano. 
Possui uma concentração balanceada com baixo conteúdo de carboidratos e bom de óleos saudáveis e proteínas. Os seus aminoácidos assemelham-se aos presentes no ovo. O alto conteúdo de antocianinas na polpa de açaí é o destaque deste fruto no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção do câncer.  
É rico em fibras e é um alimento natural altamente energético – indicado para atletas e desportistas que primam por vida saudável.
O Noni – o suco do noni é um alimento naturalmente balanceado. Uma parte de seus valorosos benefícios á saúde estão descritos no post Histórico e benefícios do suco do Noni. 
Esta é uma pequena parcela dos produtos nutracêuticos e o que eles podem fazer por você, pela sua família. Sabemos que hábitos alimentares é cultural: não muda “da noite para o dia”. A informação associado à persistência do consumidor em incluir alimentos saudáveis, gradativamente, na sua alimentação é o caminho para uma vida saudável, prazerosa, vigorosa e plena.  Mude aos poucos e tenha ciência que os benefícios suplantarão os sacrifícios de hoje.
Além do mais você estará contribuindo para divulgar a alimentação de qualidade e incentivando e divulgado os produtores de alimentos saudáveis.
Procure por alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, e preferencialmente processamos naturalmente: balanceados em carboidratos, gorduras e proteínas saudáveis, vitaminas, fibras e sais minerais.
Já dizia o poeta: “Vamos lá fazer o que será”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário